Mais uma boa notícia da economia baiana, diante de um quadro ainda difícil: o volume de serviços na Bahia cresceu 1,0% em setembro de 2022, na comparação com agosto, na série com ajuste sazonal. As informações forama analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), e constam na Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE.
Em relação ao mês de setembro do ano anterior, avançou 4,8%. Três das cinco atividades puxaram o volume para cima, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,5%) que contabilizou a variação positiva mais expressiva. Em seguida, aparece a atividade de Serviços prestados às famílias (7,3%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (6,3%). Outros serviços (-19,1%) e Serviços de informação e comunicação (-4,9%) contribuíram negativamente.
De janeiro a setembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume avançou 8,2%, impulsionado pelas atividades de Serviços prestados às famílias (42,1%). No acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 6,8%, impulsionado também pelas atividades de Serviços prestados às famílias (44,7%).
RECEITA NOMINAL
Segundo a SEI, a receita nominal de serviços (diferença entre receitas e despesas totais no exercício) cresceu 12,7% em relação ao mês de setembro ano anterior. Três das cinco atividades contribuíram, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (21,5%) que contabilizou a variação positiva mais expressiva. Depois, aparecem Serviços prestados às famílias (16,3%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (12,7%). Outros serviços (-11,8%) e Serviços de informação e comunicação (-5,8%) contribuíram negativamente.
De janeiro a setembro de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior, a receita nominal avançou 20,1%, impulsionado pelas atividades de Serviços prestados às famílias (50,8%). No acumulado dos últimos 12 meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, expandiu 17,9%, impulsionado também pelas atividades de Serviços prestados às famílias (53,2%).
com informações da SEI-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments