Nada melhor do que começar o Carnaval de Salvador com Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Baiana System e Ilê Ayê. Como nos velhos tempos, um encontro de trios elétricos marcou a abertura oficial do carnaval de Salvador, nesta quinta (8). A Praça Castro Alves, no Centro Histórico, virou um mar de gente, como a partir dos anos 1970, quando os foliões vivenciaram encontros históricos de trios.
“Além do privilégio de abrir o carnaval de Salvador, que tem esse nome, desse dia, eu hoje tenho uma experiência que é a experiência para vida como foliã, como soteropolitana”, disse Ivete Sangalo. “Estar presente neste encontro junto com Carlinhos Brown, BaianaSystem e o nosso grande aniversariante do ano, Ilê Aiyê, é muito importante para mim. É um encontro de muito respeito, carinho e felicidade, principalmente por saber que a gente está revivendo esse lugar tão importante para a gente, que é o Centro da cidade”, completou.
Quem celebrou muito foi o presidente do Ilê Aiyê, Vovô. “Pela primeira vez um bloco afro participa da abertura do Carnaval, que era um privilégio restrito às bandas de Axé. Na comemoração dos 50 anos dos blocos afro, o Ilê Aiyê participar dessa abertura, para mim foi uma expectativa muito grande. O pessoal se preparou junto com os outros artistas e com certeza estamos proporcionando um grande espetáculo. É uma iniciativa que está de parabéns”, destacou.
Grande sucesso atual, a BaianaSystem levou seu trio Navio Pirata. O vocalista Russo Passapusso destacou a força dos blocos de matriz africana para o Carnaval e a história de Salvador. “Esses tambores gritam pela libertação, pela liberdade. Nós não damos voz aos movimentos afros. A verdade é que eles são a verdadeira voz da cidade. Cada toque de tambor, cada manifestação musical, só reforça que eles são a cidade. Eles libertaram a cidade”, afirmou emocionado.
com informações do g1 e Bahia Econômica
Compartilhe no WhatsApp
Comments