DestaquesEconomia

Viagem acelerada da inflação no setor do turismo: 41% em junho

0

Um levantamento da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), com base nos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, mostra que a inflação teve viagem acelerada no turismo. Os serviços ligados ao setor ficaram 41,39% mais caros em junho. Isso comparado com o mesmo mês do ano passado. A passagem área foi o item que mais contribuiu para a alta, com variação de 122,40% em 12 meses.

Segundo a Fecomercio-SP, a elevação se justifica em parte pela alta temporada, quando o recesso escolar contribui para o aumento do valor dos bilhetes. O custo do querosene e do dólar, além da limitação de assentos em aeronaves e a dificuldade das empresas para recomposição de mão de obra, são fatores que influenciam na inflação do setor turístico.

Na variação mensal, de maio para junho houve alta de 3,51%. Novamente o destaque são as passagens aéreas, com 11,32%. Em seguida estão os preços dos serviços de cinema, teatro e concertos, com variação mensal de 1,51%. O custo do pacote turístico cresceu 1,5% e 0,47% foi a alta no item hospedagem. Aluguel de veículos recuou 2,44% e ônibus interestadual, 0,08%, foram os únicos que registraram queda.

Para a Federação, a alta expressiva das passagens aéreas é um sinal negativo para a cadeia do turismo, tendo em vista que o item é impulsionador dos meios de hospedagens, alimentação, locação de veículos, entre outros serviços. A entidade avalia que a disparada nos preços faz com que os consumidores repensem a programação de viagens.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Virada histórica nas eleições da Bahia, aponta pesquisa

Previous article

Cheira mal compra de caminhões de lixo pela Codevasf, aponta CGU

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *