Única vereadora da Câmara Municipal de Itabuna, Wilma Oliveira (PCdoB) destacou, em sessão plenária, a importância da data marcante para as brasileiras: o dia 24 de fevereiro, quando se comemorou os 90 anos que o Código Eleitoral brasileiro legitimou o direito ao voto para as mulheres.
Dois anos depois, em 1934, tal direito passou a ser previsto na Constituição Federal. Wilma reforçou que foi uma conquista fruto de muita luta e apontou a necessidade de mais mulheres ingressarem na política, serem candidatas, ocuparem os espaços assegurados em lei.
“Nós éramos reconhecidas incapazes de dar uma contribuição à sociedade. Poder votar e ser votada é um avanço, mas precisamos avançar mais. Numa Casa com 21 vereadores, eu sou a única mulher. Então, o voto é uma conquista emblemática, que precisamos aprofundar. Porque a política é um instrumento de transformação”, argumentou.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que as mulheres são maioria do eleitorado, sendo 52% nas eleições gerais de 2018. Outra conquista, que regeu a eleição de 2006, foi a determinação de um mínimo de 20% de candidatas em uma coligação, chegando a 30% a partir dos pleitos seguintes e está em vigor até os dias atuais.
Com informações da Câmara Municipal
Compartilhe no WhatsApp
Comments