A RegiãoDestaquesPolítica

Vereadora Wilma destaca 90 anos do voto feminino

0

Única vereadora da Câmara Municipal de Itabuna, Wilma Oliveira (PCdoB) destacou, em sessão plenária, a importância da data marcante para as brasileiras: o dia 24 de fevereiro, quando se comemorou os 90 anos que o Código Eleitoral brasileiro legitimou o direito ao voto para as mulheres.

Dois anos depois, em 1934, tal direito passou a ser previsto na Constituição Federal. Wilma reforçou que foi uma conquista fruto de muita luta e apontou a necessidade de mais mulheres ingressarem na política, serem candidatas, ocuparem os espaços assegurados em lei.

“Nós éramos reconhecidas incapazes de dar uma contribuição à sociedade. Poder votar e ser votada é um avanço, mas precisamos avançar mais. Numa Casa com 21 vereadores, eu sou a única mulher. Então, o voto é uma conquista emblemática, que precisamos aprofundar. Porque a política é um instrumento de transformação”, argumentou.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que as mulheres são maioria do eleitorado, sendo 52% nas eleições gerais de 2018. Outra conquista, que regeu a eleição de 2006, foi a determinação de um mínimo de 20% de candidatas em uma coligação, chegando a 30% a partir dos pleitos seguintes e está em vigor até os dias atuais.

Com informações da Câmara Municipal

Compartilhe no WhatsApp

Ruralistas dizem que guerra na Ucrânia aumentará preço da comida

Previous article

Sem criatividade, Moro copia vídeo de campanha de Lula

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *