Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, revelam que as vendas do varejo na Bahia cresceram 0,9% em abril, comparado a março. É o segundo resultado positivo seguido do setor no estado, que já havia apresentado alta de 0,7% na passagem de fevereiro para março. O volume de vendas do comércio baiano também cresceu (4,2%) na comparação de abril/23 com abril/22. Foi o sexto resultado positivo consecutivo desse indicador.
O crescimento da Bahia ficou acima do nacional (0,5%), num cenário de altas em 17 das 27 unidades da Federação. Nessa comparação, é o 12º melhor resultado do país. Com o desempenho positivo de abril, o varejo baiano apresenta crescimento (3,8%) no acumulado nos primeiros quatro meses do ano. O resultado é superior ao nacional (1,9%).
SUPERMERCADOS EM DESTAQUE
Nesse período de abril, 5 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis, material de construção e atacado de alimentos) tiveram aumento no volume de vendas, frente ao mesmo mês de 2022. Os maiores crescimentos, em relevância para o resultado geral do estado, vieram dos segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%) e combustíveis e lubrificantes (12,6%).
Mesmo apresentado o 4º maior aumento do estado no mês, o segmento dos supermercados tem a maior relevância na composição do varejo baiano. Por isso, deu a maior contribuição para o crescimento do setor em abril. Foi o 2º resultado positivo consecutivo da atividade.
com informações do Bahia de Valor
Compartilhe no WhatsApp
Comments