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Vendas no comércio pela internet movimentou R$ 196,1 bilhões no Brasil

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Foto: Portal do Franchising

Dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), mostram que, em 2023, o e-commerce [vendas pela internet] movimentou R$ 196,1 bilhões no Brasil, representando um crescimento de 4,8% em comparação com 2022, que vendeu R$ 187,89 bilhões.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, celebrou. “O e-commerce é fundamental para o desenvolvimento do país e que a plataforma apresenta informações estratégicas que podem contribuir para o crescimento do comércio brasileiro. São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais concentram quase 60% do comércio eletrônico. Isso mostra que nós temos um trabalho muito árduo a fazer, que é o processo de inclusão digital e de distribuição de renda”, disse.

Com base em dados de Notas Fiscais eletrônicas, fornecidos pela Receita Federal, estes foram os produtos mais vendidos por e-commerces nacionais em 2023:

Smartphones (R$ 10,3 bilhões);
Livros, brochuras e impressos semelhantes (R$ 6,4 bilhões);
Televisores (R$ 5,3 bilhões);
Refrigeradores e congeladores (R$ 5 bilhões);
Tablets (R$ 4,4 bilhões);
Complementos alimentares (R$ 3,7 bilhões).

Mesmo liderando, o valor das vendas de celulares caiu 43% em comparação com 2021, quando registrou R$ 18,1 bilhões em vendas, o maior valor da série histórica do observatório, desde 2016. Em 2022, as vendas somaram R$ 16,9 bilhões, apresentando uma queda de 39% em 2023.

PROJETO E-COMMERCE.BR

O ministério e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estão desenvolvendo o projeto E-commerce.BR, que busca aumentar a adesão de pequenos negócios ao comércio online. O lançamento está previsto para este semestre e a iniciativa busca melhorar o desempenho financeiro dessas empresas por meio de soluções inovadoras, especialmente em regiões onde o comércio eletrônico ainda é tímido.

Com informações de Mercado & Consumo / Mercado&Tech

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