Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) projetam um crescimento de 10% para as vendas do varejo para o Dia dos Namorados desse ano. A expectativa é de 100 milhões de consumidores indo às compras.
A CNDL estima o tíquete médio em R$ 240, segundo sondagem junto aos lojistas pela Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop). Os presentes mais procurados serão roupas, moda praia e íntima, perfumaria, cosméticos e maquiagem, calçados e acessórios e tecnologia e eletroeletrônicos.
OUTROS SETORES
Dados mais gerais revelam que o setor de supermercados, alimentos, bebidas e fumo manteve-se estável no primeiro trimestre. A alta do varejo foi puxada por três segmentos: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e móveis e eletrodomésticos (0,3%).
“Esse aumento de 0,8% representa a saída de uma estabilidade em fevereiro para um resultado que podemos considerar como crescimento. Além disso, ao observarmos os últimos três meses juntos, vemos ganho de patamar de 4,5% em relação a dezembro do ano passado, último mês de queda”, explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
VAREJO AMPLIADO
Quando se observa o varejo ampliado (incluindo materiais de construção e veículos/peças), houve crescimento de 3,6% na passagem de fevereiro para março, com altas de 3,7% na atividade de veículos, motos, partes e peças e de 0,2% nos materiais de construção.
Também teve taxas de crescimento de 8,8% na comparação com março do ano passado e de 3,3% no acumulado do ano. Mas, no acumulado de 12 meses, apresentou queda de 0,2%.
Já a receita nominal, teve avanços de 3,4% comparando com fevereiro deste ano, 14% em relação a março de 2022, 10,2% no acumulado do ano e 11,3% no acumulado de 12 meses.
com informações Mercado & Consumo / Imagem: Shutterstock
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