Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), mostram que o comércio varejista baiano expandiu suas vendas em 3,1%, em março de 2024 frente a fevereiro. Comparando com o mesmo mês do ano anterior, cresceu 11,1%, segundo melhor dentre os estados, e 17ª taxa positiva consecutiva. No Brasil, na mesma base de comparação, as vendas expandiram em 5,7%.
No trimestre, a variação foi positiva em 11,4%, acima dos 5,9% nacionalmente. Segundo a SEI, a expansão nas vendas nesse período foi influenciada por fatores positivos como juros mais baixos, mercado de trabalho mais forte e transferências governamentais.
Por atividade, cinco dos oito segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento positivo: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (22,9%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (19,5%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,9%); Móveis e eletrodomésticos (4,9%); e Combustíveis e lubrificantes (0,8%). Registraram queda: Tecidos, vestuário e calçados (-16,5%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-28,7%); e Livros, jornais, revistas e papelaria (-37,9%).
Em relação aos subgrupos, as vendas de Hipermercados e supermercados, Móveis e Eletrodomésticos cresceram 21,6%, 6,5%, e 4,2%, respectivamente. Outros artigos de uso pessoal (lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc) registrou a taxa expressiva de 22,9%, influenciado pelas vendas dos ovos de Páscoa.
SETOR AMPLIADO
O comércio varejista ampliado denominado de Atacado Selecionado e Outros e que inclui o varejo restrito e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou expansão de 5,8% nas vendas em março, em relação à igual mês do ano anterior. No acumulado do ano houve crescimento de 9,5%.
Em relação a março do ano passado, o segmento Veículos, motos, partes e peças registrou queda na vendas de -3,2%. Para a análise do trimestre, a variação foi positiva em 6,5%. Já Material de construção, teve expansão de 7,4%. Para o acumulado do ano, o crescimento foi de 16,0%. Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo teve retração de -5,5%. Mas, para o trimestre, a taxa foi positiva: 2,8%.
com informações da SEI
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