DestaquesEconomia

Vendas do comércio baiano crescem 12,2% em um ano

0

O comércio baiano segue mostrando sua força na economia, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE. Em maio de 2024, as vendas registraram aumento de 1,4% frente a abril. É um avanço maior do que o registrado no Brasil, onde o crescimento foi de 1,2%. Na comparação de um ano (maio/24 a maio/23), o resultado também seguiu positivo: 12,2%, contabilizando o 19º crescimento consecutivo frente ao mesmo mês do ano anterior (mantém-se em alta desde novembro/22).

Segundo o IBGE, foi o 3º aumento mais expressivo entre os estados, abaixo apenas dos registrados em Amapá (29,4%) e Paraíba (14,9%) e acima do índice nacional (8,1%). Todas as 27 unidades da Federação apresentaram altas nessa comparação.

De janeiro a maio de 2024, as vendas do varejo baiano tiveram crescimento acumulado de 10,9%, frente ao mesmo período do ano anterior. Também foi o melhor para o varejo baiano em 14 anos, desde 2010, quando as vendas haviam acumulado crescimento de 12,3% nesse mesmo período. O índice foi maior, também, do que no Brasil, onde as vendas cresceram 5,6% nesse período analisado.

Nos 12 meses encerrados em maio, as vendas do varejo baiano seguem em alta, de 8,0%, bem acima do indicador nacional (3,4%) e sustentando o 4º avanço mais expressivo entre os estados, só abaixo dos acumulados em Tocantins (9,3%), Maranhão (9,1%) e Ceará (9,6%).

POR SETORES

Em maio, segundo o estudo do IBGE, as vendas cresceram em 6 das 8 atividades do varejo baiano: a alta nos supermercados (17,2%) foi a que mais puxou o avanço geral. Apenas os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (-25,7%) e de combustíveis e lubrificantes (-2,0%) tiveram resultados negativos.

O aumento mais expressivo veio de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (22,4%). O setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve taxa de crescimento de 17,2%, sendo os que mais influenciaram positivamente o resultado geral do setor.

Já as vendas do comércio varejista ampliado apresentaram queda (-0,7%) frente a abril. Mas, na comparação com maio de 2023, apresentaram alta de 6,9%. No acumulado de janeiro a maio de 2024, as vendas cresceram 9,3%. O setor engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças; material de construção; e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (“atacarejos”).

com informações do Bahia de Valor

Compartilhe no WhatsApp

Evento de supermercados reforça turismo de negócios na Bahia

Previous article

Trânsito em Itabuna será alterado para inicio de obras no centro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *