DestaquesGeral

Veja porquê Carlinhos Brown foi condenado pela Justiça

0
Foto: reprodução / O Globo

A Justiça da Bahia condenou o cantor Carlinhos Brown a pagar uma indenização de R$ 40 mil por danos morais ao artista plástico Wilton Bernardo, que o acusou de se apropriar de dois personagens infantis que concebeu. Brown terá que pagar, também, danos materiais, com base nos prejuízos causados a Bernardo.

Em 2012, o artista plástico foi convidado para ilustrar o livro didático infantil “Paxuá e Paramim”, que Brown lançaria por ocasião da sua exposição “O Olhar que Ouve”. Na ação, Bernardo disse ter feito toda a concepção visual dos personagens, mas que não recebeu os créditos pela sua criação, tendo sido citado apenas como ilustrador, e não como coautor.

“Wilton Bernardo é o autor exclusivo da identidade visual dos personagens e, portanto, cocriador dos mesmos”, afirmou à Justiça os advogados Rodrigo Ferreira e Ricardo Guimarães, que o representam. “Bernardo sequer foi convidado por Brown para o lançamento.”

Segundo os advogados, os personagens foram utilizados em vídeo clipes e shows de Brown, bem como outros produtos comerciais como jogos eletrônicos, revistas em quadrinhos e até mesmo websérie, sem pagar os valores devidos.

A DECISÃO

Na decisão, o juiz Paulo Albiani Alves disse que, embora Brown tenha concebido a ideia, o conceito e a história dos personagens, “a materialização visual foi uma obra original de Bernardo, configurando coautoria”. O magistrado declarou que Brown ocultou “deliberadamente a relevante criação” do artista plástico.

“Tal conduta não apenas usurpou o direito patrimonial do autor à justa participação na exploração econômica de sua criação, como também violou gravemente sua dignidade intelectual, ao negar-lhe o reconhecimento público pela autoria de uma obra cuja materialidade estética e expressiva lhe pertence inegavelmente.” Segundo o juiz, houve “uma apropriação indevida da criação intelectual”.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Eduardo Bolsonaro vira chacota após fotos “sofrendo” nos EUA

Previous article

INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *