Morreu, neste domingo (18), o empresário Abilio Diniz, aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, e causa da morte foi uma insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. Considerado um dos principais empresários brasileiros, ele ganhou destaque como presidente do Grupo pão de Açúcar (GPA), uma das maiores redes varejistas do Brasil.
Além de transformar o grupo em um império, o empresário teve papel fundamental na introdução de novos conceitos e tecnologias no varejo brasileiro. Atualmente, ele ocupava o cargo de vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Carrefour Brasil. Também era conhecido por seu interesse em temas sociais e filantrópicos, participando ativamente de iniciativas voltadas para a educação e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
MENSAGENS
Entidades e empresários lamentaram a morte do empresário. Em nota, o Carrefour destacou que Abilio Diniz empenhou sua visão e habilidade únicas no desenvolvimento e amadurecimento da companhia: “Se hoje o Grupo Carrefour Brasil é o maior varejista alimentar do país, isso se deve em grande parte à atuação de Abilio Diniz que foi mais que um empreendedor de sucesso. Foi um exemplo de dedicação e amor à família, à educação, aos esportes, à saúde, à espiritualidade e ao Brasil. Um exemplo de ser humano, que deixa para sempre seu nome e sua marca na história do nosso país”.
O Grupo Pão de Açúcar lembrou do seu fundador. “Lamentamos profundamente a perda do empresário Abilio Diniz. Sua significativa contribuição para o crescimento e consolidação do varejo brasileiro é inegável, especialmente pela sua história no GPA. Sua liderança e inovações moldaram o setor, impactando positivamente a economia nacional, inspirando gerações. Que sua memória seja honrada e seu legado continue a inspirar o empresariado no Brasil. Nossos sinceros sentimentos à família e aos amigos neste momento de luto.”
CEO do Grupo Pão de Açúcar, Marcelo Pimentel destacou a liderança de Diniz. “Com profundo pesar eu recebi a notícia sobre o falecimento do grande empresário Abilio Diniz, que tanto contribuiu para a história do varejo brasileiro, e particularmente, do Grupo GPA, empresa que liderou por muitos anos. Abilio é e sempre será um exemplo de liderança, visão e espírito empreendedor, que deixa um legado muito valioso e que sempre será lembrado. À família e aos amigos, minhas respeitosas condolências”, publicou no LinkedIn.
Belmiro Gomes, CEO do Assaí, disse: “Hoje, perdemos Abilio Diniz , uma figura icônica e visionária no cenário do varejo alimentar brasileiro. Sua capacidade de entender profundamente o mercado foi incomparável, um guerreiro cuja trajetória ajudou a moldar o varejo brasileiro como o conhecemos hoje”.
O CEO da Casas Bahia, Renato Franklin, reforçou o reconhecimento ao trabalho de Diniz. “Por mais de quatro décadas Abilio Diniz foi um rosto para o varejo. Ao lado de outros gigantes, construiu o que conhecemos hoje, no Brasil, como varejo alimentar. Abílio fez parte da antiga Via Varejo, hoje Grupo Casas Bahia e ajudou a construir a nossa história. É com profundo respeito e reconhecimento ao legado dele, que confortamos à família e amigos por essa perda”, pontuou no LinkedIn.
com informações do Super Varejo e Exame
Compartilhe no WhatsApp
Comments