DestaquesEconomia

Varejo baiano cresce 9,1% no primeiro semestre, o 4º maior crescimento no país

0
Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

Mesmo com as vendas do varejo na Bahia registrando queda de 2,8% em junho frente a maio, na comparação com junho/2023, o resultado seguiu positivo: 1,7%, contabilizando o 20º crescimento consecutivo frente ao mesmo mês do ano anterior (mantém-se em alta desde novembro/22). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.

Com esse resultado, o primeiro semestre de 2024 mostrou um crescimento acumulado de 9,1% nas vendas, frente ao mesmo período do ano anterior. Foi o 4º maior aumento acumulado entre os 27 estados, abaixo apenas do Amapá (18,4%), Paraíba (9,7%) e Ceará (9,2%). No Brasil, as vendas cresceram 5,2% entre janeiro e junho de 2024, com altas em todas as unidades da Federação.

O estado teve apenas o 24º aumento mais expressivo do país, abaixo do índice nacional (4%). Nessa comparação, 25 as 27 unidades da Federação apresentaram altas, lideradas por Paraíba (16,4%), Amapá (13,4%) e Rio Grande do Sul (11,0%). Espírito Santo (-1,8%) e Rio de Janeiro (-0,5%) apresentaram recuos.

Nos 12 meses encerrados em junho, as vendas do varejo baiano também seguem em alta: 7,4%, bem acima do indicador nacional (3,6%) e sustentando o 4º avanço mais expressivo entre os estados, só abaixo dos acumulados em Tocantins (9,5%), Maranhão (9,2%) e Ceará (9,1%).

ATIVIDADES

Em relação às atividades no primeiro semestre do ano, os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, cresceram 11,9%, sendo a atividade que mais influenciou positivamente no resultado geral do setor. O segmento teve, em junho, o 13º avanço consecutivo nas vendas (cresce seguidamente desde junho de 2023).

Outros artigos de uso pessoal e doméstico, com 14,0% (maior crescimento no período), tem resultados positivos em todos os meses de 2024. O segmento reúne lojas de departamentos e grandes varejistas on-line. Duas atividades não registraram aumento: tecidos, vestuário e calçados (0,0%), com estabilidade, e livros, jornais, revistas e papelaria (-26,2%), única em queda, com índices negativos seguidamente há 17 meses.

VAREJO AMPLIADO

No acumulado no primeiro semestre de 2024, as vendas do varejo ampliado baiano cresceram 8,0%, acima do índice nacional (4,3%), sendo o 6º maior avanço entre os estados. Na comparação com junho de 2023, teve alta (1,0%) pelo 13º mês consecutivo, porém, ficando com o 18º melhor resultado entre os 27 estados, em um índice inferior ao do país como um todo (2,0%).

Nos 12 meses encerrados em junho, o setor acumula alta de 6,5% nas vendas, acima do Brasil (3,5%) e mostrando o 4º melhor resultado entre as 27 unidades da Federação. No primeiro semestre, duas atividades tiveram altas acumuladas nas vendas: Material de construção (21,3%) e Veículos (12,1%). Mas, o Atacado de alimentos (-3,9%) registrou queda no período.

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças; material de construção; e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (“atacarejos”), para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

com informações do Bahia de Valor

Compartilhe no WhatsApp

Terra do cacau, Ilhéus debate o futuro da mineração

Previous article

Boletim da Covid-19 de Itabuna aponta lotação máxima em UTI

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *