Na primeira reunião com os 37 ministros de seu governo, nesta sexta (6), o presidente Lula (PT), entre tanta metas que indicou, afirmou que o principal objetivo é reconstruir o que foi destruído. “Nossa tarefa é uma tarefa árdua, mas é uma tarefa nobre. A gente vai ter que entregar este país melhor”, disse.
O presidente destacou que erros, especialmente graves, não serão tolerados. “Eu só queria que vocês levassem em conta. Primeiro: eu não tenho vergonha de dizer que nós vamos montar um governo com gente da política muito competente. Vamos montar um governo com gente técnica muito competente. Eu não quero criminalizar a política. Todo mundo sabe da nossa responsabilidade, todo mundo sabe que nossa obrigação é fazer as coisas corretas, da melhor forma possível. Quem fizer errado, sabe que tem só um jeito: a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo. E se cometer algo grave a pessoa terá que se colocar diante das investigações e da própria Justiça”, enfatizou.
Lula, também, ressaltou a importância da relação com deputados e senadores. “Muitos de vocês são resultados de acordos políticos. Porque não adianta ter o governo tecnicamente melhor formado em Harvard e não ter um voto na Câmara dos Deputados e não ter um voto no Senado. É preciso que a gente saiba que é o Congresso que nos ajuda. Nós não mandamos no Congresso. Nós dependemos do Congresso e, por isso, cada ministro, tem que ter a paciência e a grandeza de atender bem cada deputado, cada senador ou senadora que buscar”, afirmou, determinado que todos mantenham uma boa relação com o Congresso.
O presidente destacou a diversidade de posições entre os partidos da frente ampla. “Nós não somos um governo de um pensamento único, não somos um governo de uma filosofia única, não somos um governo de apenas pessoas iguais. Nós somos um governo de pessoas diferentes e o que é importante é que a gente, pensando diferente, tem que fazer o esforço para que no processo de reconstrução desse país, a gente pense igual, a gente construa igual”, ponderou.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments