DestaquesGeralPolítica

“Vai troca, troca”: Saída de Ribeiro do MEC é a 31ª troca ministerial do governo Bolsonaro

0

Um dos ministérios mais importantes do governo terá seu quinto ministro desde o início do governo de Jair Bolsonaro. Milton Ribeiro pediu demissão nesta segunda (28/03) do cargo de titular da Educação.

A pasta tem um dos maiores orçamentos da Esplanada dos Ministérios, mas foi uma das áreas mais afetadas por cortes de gastos – justamente durante o período da pandemia, quando as escolas tiveram que se adaptar para o ensino online e híbrido.

Foi também uma das pastas em que a ala ideológica do governo se fez mais presente.

Alguns especialistas em educação criticam o Ministério da Educação (MEC) na atual gestão por focar demais em propostas muito ligadas às pautas de costumes do governo Bolsonaro, como as escolas cívico-militares e o homeschooling, e menos nos desafios mais amplos da educação brasileira, como ajudar as redes municipais e estaduais a implementar e executar o ensino online durante o auge da pandemia de covid-19.

Milton Ribeiro, que é pastor evangélico, deu várias declarações polêmicas durante os quase dois anos em que permaneceu no cargo.

Em uma entrevista, associou a homossexualidade a “famílias desajustadas” e que adolescentes estavam “optando por serem gays” – declarações que o levaram a ser denunciado pela Procuradoria-Geral da União por suposto crime de homofobia.

Mas o que levou à demissão do ministro foi a revelação de um aparente esquema de corrupção dentro do Ministério da Educação, em que prefeituras ligadas a pastores evangélicos e ao chamado bloco do Centrão estariam sendo favorecidas com mais recursos na educação.

Em um áudio revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, Milton Ribeiro disse que dava preferência a indicações dos pastores a pedido do próprio Bolsonaro – algo que o ministro depois negou.

Bolsonaro disse em sua live semanal que botava “a cara no fogo” por Ribeiro, mas o desgaste político acabou levando à saída do ministro.

Agora, com a saída de Ribeiro, assume interinamente o atual secretário-executivo do ministério, Victor Godoy Veiga.


Com informações BBC Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Tubarão é visto no Porto da Barra e banhistas são retirados da água

Previous article

Em julho, Ponte Salvador-Itaparica tem dragagem para acesso ao Porto

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *