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Vai dar pedal o manifesto dos ciclistas do Sul “Ciclovia Já”, na BR-415

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A busca por cidades mais humanas e com boa mobilidade urbana para quem anda a pé, motorizado e de bicicleta fez ciclistas do Sul da Bahia lançarem um manifesto assinado por 30 grupos. Eles pedem mudanças na obra realizada pelo Ministério da Infraestrutura na BR-415, trecho Itabuna-Ilhéus,  que foi ampliado acabando o acostamento, espaço de deslocamento de quem pedala entre as duas cidades.

Estudos já comprovaram que ciclovias e ciclofaixas para quem anda de ciclos contribuem para um trânsito mais fluido e menos caótico, além de diminuir a incidência de acidentes. Locais seguros, podem estimular as pessoas a adotarem a bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável.

CONFIRA O MANIFESTO CICLOVIA, JÁ!

Nós, ciclistas organizados na União dos Ciclistas do Cacau, que congrega 25 grupos de ciclismo da região Sul da Bahia, nos manifestamos e nos posicionamos publicamente em desacordo com a inexistência de infraestrutura de tráfego seguro para os usuários de transporte alternativo e a prática de esporte e lazer, especialmente o ciclismo e a caminhada, na BR-415 no trecho que liga as cidades de Itabuna e Ilhéus.

Além do acostamento, equipamentos como ciclovia e/ou ciclo faixa representam absoluta harmonia com o fomento a espaços públicos, urbanos ou interurbanos, de maneira que os tornem mais justos, inclusivos, democráticos e de convivência segura e compartilhada.

E importante salientar que há uma flagrante inversão da ordem de prioridade e que contraria a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem força de Lei Federal e tem como uma de suas diretrizes a “prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados”, portanto, também podemos aferir que na execução de uma obra dessa monta essa prioridade deva ser obedecida.

Além disso, a construção de ciclovias cumpre, também, uma das diretrizes dessa Lei, que determina ainda a “dedicação de espaço exclusivo nas vias públicas para os serviços de transporte público coletivo e modos de transporte não motorizados”, entre outras citações.

Itabuna e Ilhéus são duas das maiores e importantes cidades da Bahia. São centro de uma região de mais de dois milhões de habitantes. São cidades polos de universidades, referência para serviço de assistência em saúde que atende a mais de 120 municípios, centro comercial importante e região turística das mais requisitadas do Brasil.

Portanto não cabe uma ação que não contemple o que há de mais moderno em planejamento viário e que aprisione a região ao passado em relação à mobilidade. Além disso é renegar a absoluta necessidade do desenvolvimento sustentável e o uso da bicicleta como alternativa de transporte, esporte e lazer aos cidadãos.

A União dos Ciclistas do Cacau conclama o Ministério da Infraestrutura a rever a execução dessa obra. Reivindicamos a implantação imediata das faixas exclusivas para ciclistas e pedestres que nos garantirão o direito coletivo de utilização segura dessa via em bicicletas e ou caminhadas.

Que as ações representem melhor aproveitamento do viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos e, acima de tudo, menos mortes no trânsito.

Assinam o documento:
1 – Papa Jaca Biker’s
2 – Destrava
3 – Luluzinhas e guardiões
4 – Pedal do Flamengo
5 – Selva do Pedal
6 – Desbloqueado
7 – Pedal da Madruga.
8 – Os Madrugas
9 – Mtbrutos
10 – Galera do Pedal
11 – Psykobike
12 – Os Karkarás
13 – Lama no Pedal
14 – Pedal Bom
15 – Pedal Macuco
16 – Pedal Jp e Cia
17 – IEADI Bike
18 – Canal Tour Bike Bahia
19 – MTB Terra do Sol
20 – Pedal dos Peixes
21 – Bike Club Serra das Lontras
22 – Pedal Vida
23 – Águias do pedal
24 – Fire Bike
25 – Pedal dos Amarrados
26 – K Brutas
27 – Pedal dos Garotinhos
28 – Os Brutosos
29 – Tartarugas Aposentadas
30 – Os Insetos Bike

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