O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda (24), a ampliação do reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos. A pasta afirma que a recomendação “tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.”
Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão procurar as unidades de saúde para receber os imunizantes que protegem contra a ômicron e suas subvariantes. Os municípios têm autonomia para decidir como farão a vacinação, observando as recomendações do ministério por questões de estoque e organização.
Segundo o ministério, a medida vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer – como esquema primário ou como dose de reforço – há pelo menos quatro meses desde a última dose. Também pode receber quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso.
BALANÇO
Um balanço do ministério mostra que, até a última semana, mais de 10 milhões pessoas já haviam recebido reforço por meio da vacina bivalente, sendo 8,1 milhões das doses em idosos com 60 anos ou mais.
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments