DestaquesPolítica

UPB quer abertura de programa federal para reconstrução de cidades

0

Ter uma maior ajuda para os municípios atingidos pelas chuvas está esbarrando no impasse da abertura de programas federais para liberação de recursos. Diante disso, a União dos Municípios da Bahia (UPB) vem articulando junto aos ministérios da Cidadania e do Desenvolvimento Regional a abertura, em caráter de urgência, de um Programa Proponente Específico para Gestão de Riscos e Resposta a Desastres.

A medida ajudará às prefeituras que decretaram situação de emergência a reparar os prejuízos na infraestrutura das áreas urbanas e rurais. O presidente da UPB Zé Cocá explica que, o nível da água baixando, percebeu-se os estragos causados em pontes, estradas, rodovias, praças e residências.

“Nos deparamos com um cenário de guerra. Vai ser necessária uma força-tarefa para reconstruir essas cidades e os municípios não conseguem fazer isso sozinhos, vamos precisar do aporte da União. Já encaminhamos ofício e estamos articulando com as equipes dos ministérios para viabilizar o aporte financeiro”, relata o gestor, que é prefeito de Jequié.

A entidade também alinha com o governo estadual mais apoio, como a formalização de um convênio com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) para ampliar a capacidade do setor de engenharia e arquitetura da UPB, na elaboração de projetos de infraestrutura para os municípios. Assim, as prefeituras poderão captar os recursos de convênios e contratos de repasse com maior celeridade, tanto através da Conder quanto de emendas ou convênios com os ministérios.

Com informações da UPB

Compartilhe no WhatsApp

Tempo ruim preocupa moradores de áreas devastadas pela chuva em Itabuna

Previous article

Entidades e UESC debatem formas de distribuir doações

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *