As cidades atingidas pelas chuvas na Bahia estão recebendo apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), que intermedia intervenções para reparar os estragos deixados pelas enchentes, dos governos estadual e federal. Além disso, a entidade presta apoio jurídico aos municípios e colocou seu corpo técnico à disposição para elaborar os projetos de engenharia e arquitetura.
Isso permitirá aos municípios captarem recursos estaduais e federais no sentido de reconstruir as estruturas danificadas, como pontes, estradas, barragens, residências e sistemas de drenagem.
“Ouvimos, hoje, muitos prefeitos do Sul, Extremo Sul e Sudoeste, onde as chuvas vêm causando estragos desde o início do mês. Estamos em contato também com o governo do estado, os ministérios da Cidadania e do Desenvolvimento Regional, repassando as demandas e buscando apoio para reconstruir os municípios e acolher a população atingida”, explica o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.
A UPB também está auxiliando os municípios a requererem, junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o reconhecimento de estado de emergência por desastre natural. Assim, as prefeituras poderão acessar recursos federais de forma facilitada para ações emergenciais de combate à crise.
Com informações da UPB
Compartilhe no WhatsApp
Comments