A União dos Municípios da Bahia (UPB) informou aos prefeito a atualização no novo Mapa do Turismo Brasileiro, informada na Portaria Nº 41 publicada no dia 26. Com isso, o mapa que antes era atualizado a cada dois anos, poderá ser atualizado a qualquer tempo.
Para isso, os gestores poderão cadastrar seus municípios e incluir os documentos necessários a qualquer tempo, desde que sejam atendidos os critérios, as orientações, os compromissos e os procedimentos disposto em portaria, por meio da plataforma disponibilizada pelo Ministério do Turismo.
Na plataforma será adicionado um novo campo para preenchimento obrigatório: “Atividade Turística”, cujo objetivo é obter uma base de dados sobre a atividade turística dos municípios. Isso orientará a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas.
AGILIZAR
“Essa nova atualização será importantíssima para os municípios. Vamos agilizar o preenchimento do sistema do Mapa, pois vai nos beneficiar principalmente nesse momento de retomada das atividades turísticas”, avaliou o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá.
A UPB espera que ocorra a sensibilização e mobilização dos gestores para que abertura do sistema aconteça no dia 03 de janeiro de 2022, conforme cronograma disponibilizado. O município poderá se cadastrar online e inserir as informações e documentos necessários. Os estados e DF terão 30 dias para homologar o cadastro no Sistema e enviar para aprovação do Ministério, que terá 15 dias para aprovar e incluir no Mapa.
Com informações da UPB
Compartilhe no WhatsApp
Comments