Os municípios baianos terão apoio para promover ações para promoção da igualdade racial, graças a parcerias entre a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Um encontro entre o presidente da entidade, prefeito Quinho (de Belo Campo), e a secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, selou o compromisso.
“É preciso prevalecer o sentimento do poder público para corrigir erros históricos e nós temos, aqui na Bahia, muito que corrigir. Conte comigo como presidente da UPB, prefeito e ser humano porque eu tenho esse entendimento de que precisamos enfrentar as desigualdades de maneira permanente e incansável”, afirmou Quinho.
Segundo Ângela Guimarães, é improtante os municípios conhecerem as ações da Sepromi e aplicarem localmente. “Ficamos felizes em perceber que você tem a dimensão do seu papel. Temos o objetivo de promover a aproximação porque às vezes, por desconhecimento, as ações não são realizadas. Estamos em fase de expansão da política de fomento ao empreendedorismo negro. Criamos um crédito e temos uma rede de lojas colaborativas fazendo, inclusive, parcerias com as prefeituras”, destacou.
VÁRIAS AÇÕES
A secretária lembrou que Sepromi oferta crédito e qualificação aos empreendimentos liderados por pessoas negras. “É necessário fortalecer à atenção especializada à saúde da população negra, além de fazer arranjos com os profissionais da área da saúde para atender particularidades como anemia falciforme, hipertensão e diabetes que atingem a população negra”, enfatizou.
Em breve, UPB e Sepromi incentivarão a criação de secretarias municipais de igualdade racial para trabalhar temas transversais no municípios baianos. A iniciativa será fruto de um termo de parceria que será assinado em breve.
com informações da UPB e Sepromi
Compartilhe no WhatsApp
Comments