No último dia 26 de abril, o superintendente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Elve Cardoso, e o prefeito de Encruzilhada, Wekisley Teixeira, estiveram em São Paulo para conhecer a experiência da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). Os dirigentes foram recebidos por Dra. Aparecida Teruko Yamada e Dr. Napoli.
“Tivemos a oportunidade de entender o que pode servir de exemplo para o Sistema de Regulação da Bahia. O CROSS se mostra muito eficiente justamente pela sua capacidade de automação, porque é possível identificar o paciente de emergência e evitar que ele não fique mais de uma hora sem atendimento. A tecnologia do CROSS faz a busca e o alerta. Em termos de operacionalização o sistema é muito eficiente. O que pode servir de exemplo para a Bahia é o formato utilizado para a gente entender onde está o paciente, o leito e em quanto tempo ocorrerá o atendimento”, avaliou Elve.
Segundo ele, o Cross é um serviço que organiza a regulação de recursos disponíveis na saúde pública. O sistema trabalha nas frentes pré-hospitalar, ambulatorial, regulação entre regiões.
É um sistema atualizado pelos próprios médicos, a fim de buscar os melhores recursos, mais próximos do paciente. Ele é unificado em todo o estado, mas funciona, principalmente, de maneira regionalizada, através das regiões de saúde.
com informações da UPB
Compartilhe no WhatsApp
Comments