DestaquesGeral

UPB celebra repasse extra de 1% ao FPM para municípios

0

Uma conquista municipalista, o 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para setembro começou a ser repassado aos municípios na última quinta (9). Neste primeiro ano de vigência da lei, e em 2023, o Fundo terá um incremento de 0,25%. O percentual aumentará para 0,5% em 2024 e passa a ser de 1% a partir de 2025.

A estimativa é de que seja partilhado entre as prefeituras do Brasil o valor de R$ 1,1 bilhão, sendo cerca R$ 112 milhões destinados aos municípios baianos. Sobre o valor não incidirá a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“É muito gratificante a gente ver que a luta municipalista traz ganhos reais para que os gestores possam investir e tocar as administrações. Esse recurso é fruto da unidade dos prefeitos e prefeitas na defesa de uma distribuição mais justa do bolo tributário”, reforça o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, que destaca o “papel decisivo” dos prefeitos do Nordeste junto à Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da UPB e as demais associações municipalistas.

CÁLCULO

A União fará o cálculo semelhante ao que já ocorre no 1% de julho e de dezembro: entregará ao FPM, do produto da arrecadação dos impostos de renda (IR) e produtos industrializados (IPI), 0,25%, em cada um dos dois primeiros exercícios, 0,5% no terceiro exercício e a partir do quarto exercício o 1% integral, conforme a lei. Com isso, para o pagamento em setembro, será considerado o acumulado da arrecadação desses dois impostos de setembro do ano anterior até agosto do ano vigente.

com informações da UPB

Compartilhe no WhatsApp

De olho nas vagas de emprego do SineBahia para Itabuna

Previous article

Acompanhe a agenda dos candidatos ao governo da Bahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *