O prefeito de Belo Campo, Quinho (PSD), foi eleito o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta segunda (23). O gestor encabeçou a única chapa inscrita: “UPB Unida, Bahia Mais Forte”, composta por 17 prefeitos de diversas regiões do estad.
Apenas uma chapa no pleito foi resultado de um acordo entre as diversas forças políticas dentro da entidade. A posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal está marcada para o dia 14 de março.
Quinho falou sobre as dificuldades que devem ser encontradas pela diretoria nos próximos anos, como a redução de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a 101 municípios e o pagamento do novo piso dos professores.
“Temos uma questão importante com o piso dos professores, que precisa ser bem avaliada e discutida para definir ações. Fazer gestão não é fácil e fazer gestão sem recurso não é fácil mesmo”, disse Quinho, que é apoiado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Na nova diretoria, cinco são mulheres. Essa é a chapa com o maior número de figuras femininas incluídas desde que a UPB foi criada, em 1964. “As mulheres precisam sair da invisibilidade e serem protagonistas. Podemos exercer as mesmas funções que os homens e não estamos aqui somente para cumprir percentuais”, afirmou a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus (Republicanos).
com informações da UPB
Compartilhe no WhatsApp
Comments