O governo Lula (PT) começou a trabalhar para levantar os sigilos de 100 anos impostos por Jair Bolsonaro a inúmeras informações de interesse público. Nesta quinta (5), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), informou que já se descobriu um novo sigilo que (ao ser derrubado) pode ajudar a elucidar o caso de Marielle Franco. A vereadora e seu motorista Anderson Gomes foram brutalmente assassinados em março de 2018.
Boulos se refere a sigilos impostos por Bolsonaro a telegramas do Itamaraty com informações sobre o caso. “Vai cair o sigilo de 100 anos! O governo Lula descobriu que Bolsonaro decretou sigilo sobre os telegramas do Itamaraty relacionados ao assassinato de Marielle Franco. O que será que o miliciano quer esconder?”, postou o parlamentar.
O sigilo foi colocado por Bolsonaro em abril de 2020, quando a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados solicitou ao Ministério das Relações Exteriores esclarecimentos sobre orientações do Itamaraty em relação ao que deveria ser dito no episódio do assassinato de Marielle.
Essas informações estariam em documentos e telegramas que, após o pedido, foram colocadas sob sigilo de 100 anos. A quebra desses sigilos é uma promessa de campanha de Lula.
com informações da Revista Fórum
Compartilhe no WhatsApp
Comments