Nos dias 15 e 17 de agosto, a UFSB recebeu o XXI Encontro Regional Norte e Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE). Pró-reitores, dirigentes e servidores das pró-reitorias de cerca de 25 universidades debateram temas referentes à assistência estudantil.
Os participantes trataram, por exemplo, da recente aprovação da lei de cotas e o processo de consolidação do Plano Nacional de Assistência Estudantil, que pretende se transformar em lei, dando maiores garantias para o seu funcionamento. O encontro teve ainda mesas redondas, grupos de trabalho e atividades culturais.
Pró-reitor de Ações Afirmativas da UFSB, Sandro Ferreira destacou que essa integração tende a fortalecer o norte e o nordeste nas disputas sobre os recursos distribuídos anualmente.
“Existe um pleito antigo das universidades do norte e do nordeste de que a assistência estudantil reconheça as peculiaridades do perfil socioeconômico dos estudantes dessas duas regiões. Essa articulação entre as IFES pode vir a, no futuro, garantir que universidades como a UFSB, que recebe recursos do PNAES bastante limitados, passem a ter mais suporte orçamentário e, dessa maneira, contribua com a permanência do nosso público, que é majoritariamente marcado pelo público preferencial das ações afirmativas, ou seja, pessoas negras, pretas e pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência e pessoas com renda per capita de até um salário mínimo e meio”, pontuou.
com informações da UFSB
Compartilhe no WhatsApp
Comments