A RegiãoDestaques

UFSB empossa representantes da sociedade em Conselho

0

No dia 28 de setembro, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) empossou, no dia 28, os novos representantes da sociedade civil no Conselho Estratégico Social (CES). A solenidade ocorreu com transmissão entre a reitoria e os campi Jorge Amado (Itabuna), Paulo Freire (Teixeira de Freitas) e Sosígenes Costa (Porto Seguro), durante reunião ordinária do Conselho Superior Universitário (Consuni).

As representações foram sucessivamente habilitadas e selecionadas pela Chamada Pública (Edital 03/2022) para o mandato 2022/2024, totalizando 16 conselheiros que vão representar a sociedade da região de abrangência da UFSB.

Elas incluem egressos da universidade, o movimento negro, movimentos sociais pelos direitos LGBTQIA+, movimentos sociais do campo, entidades dos poderes públicos municipais, associações artístico-culturais, representantes de entidades pelos direitos dos animais, entidades pelos direitos humanos e entidades sindicais de trabalhadores, além de associações de pesquisa, ciência e tecnologia, extensão e defesa da extensão pública, tendo como um critério comum a presença e atuação em prol da região Sul da Bahia.

“O CES é o espaço para discussão do território, no caso, o Litoral Sul, o território da Costa do Descobrimento e o Extremo Sul e foi criado em 2015, durante o Fórum da UFSB. Tem mandato de dois anos para titulares e suplentes. Após a primeira eleição de reitorado na UFSB, foi preciso revisar o estatuto e o regimento interno da universidade, o que impactou também em detalhes da escolha e composição do Conselho. A pandemia de covid-19 gerou o atraso extra em sua recomposição. O CES já tem um primeiro trabalho: redigir a minuta do seu próprio regimento, definindo como irá funcionar. Isso deve ocorrer a partir de futura reunião de trabalho”, explicou a reitora Joana Angélica Guimarães da Luz.

com informações da UFSB

Compartilhe no WhatsApp

Mesário tem direito a folgas e outros benefícios na eleição

Previous article

Dia de decisão e festa da democracia no Brasil; TRE reforça orientações

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *