A reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) visitou a cidade de Jequié na ultima semana para tratar da instalação de um novo campus na região. A reitora Joana Angélica Guimarães da Luz, acompanhada do pró-reitor de Gestão Acadêmica, Francesco Lanciotti Jr., participou de uma série de reuniões interinstitucionais com o objetivo de viabilizar a iniciativa.
O projeto do campus em Jequié integra um plano do governo federal, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê a criação de dez novos campi universitários em todo o país. O investimento, estimado em R$ 5,5 bilhões, será aplicado em infraestrutura para o ensino superior, com o apoio do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à educação superior, fortalecendo as regiões atendidas.
Durante a visita, os representantes da UFSB se reuniram com a equipe da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para discutir a oferta de cursos e garantir que não haja duplicidade nas áreas de ensino entre as duas instituições. Esse alinhamento busca otimizar os recursos educacionais e oferecer uma gama diversificada de opções para os estudantes da região.
A proposta de criação do campus de Jequié é uma aposta na descentralização do ensino superior e visa promover o desenvolvimento acadêmico e econômico do município e seu entorno, além de ampliar as oportunidades para os jovens da região.
Com informações da UFSB
(foto UFSB)
Compartilhe no WhatsApp
Comments