A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, superou a Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Perspectiva Internacional da educação. A informação é do ranking Times Higher Education (THE) 2025. A Uesc obteve 40,8 pontos contra 24,8 da UFBA, registrando crescimento pelo quinto ano consecutivo.
O indicador de Perspectiva Internacional mede a proporção de estudantes e docentes estrangeiros, além do volume de colaborações internacionais em pesquisa. Ele atesta o grau de inserção global de uma universidade, sua capacidade de atrair talentos internacionais e sua relevância em redes acadêmicas transnacionais.
Pode-se observar que a melhora da Uesc nessa categoria foi expressiva: 74,5% nos últimos cinco anos, aproximando a universidade baiana de líderes nacionais, como a USP e a Unicamp. A Uesc ocupa o 4º lugar no Brasil, ficando atrás de três instituições do Sudeste: PUC-Rio, Universidade Federal do ABC e a própria Universidade de São Paulo (USP).
Ainda assim, a UFBA lidera entre as universidades baianas pelo 9º ano consecutivo. Considerando a média das cinco categorias avaliadas pelo ranking (Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade de Pesquisa, Indústria e Perspectivas Internacionais), a classificação entre as universidades baianas ficou assim:
1) UFBA: 24,06 pontos
2) Uesc: 21,68 pontos
3) Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS): 17,74 pontos
4) Universidade do Estado da Bahia (UNEB): 13,94 pontos
com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments