A RegiãoDestaques

Uesc realiza I Feira de Ciências no Quilombo do Jatimane, em Nilo Peçanha

0
foto: UESC/Divulgação

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizou a I Feira de Ciências no Quilombo do Jatimane, em Nilo Peçanha, Bahia. O evento foi fruto de uma Chamada Pública do CNPq e MCTI e do Projeto de Extensão “Saberes em Sintonia: Etnociência e Educação Ambiental”, coordenado pelo professor doutor Alexandre Schiavetti, com execução dos pesquisadores Ilana Araújo e Fernando Grenno. A feira visou promover a etnociência como instrumento de combate ao racismo, além de valorizar a cultura afro-brasileira e indígena na educação.

De acordo com a UESC, a feira resultou de uma parceria entre a Associação Comunitária do Jatimane (ACJ), a Uesc e a Secretaria de Educação de Nilo Peçanha, com coordenação local de Eleildes do Rosário, presidenta da ACJ, e apoio da secretária de educação do município, Juliette Duarte. A professora doutora Flávia Alessandra de Souza ministrou uma palestra aos educadores locais sobre a Lei nº 10.639/2003, reforçando a importância da educação das relações étnico-raciais.

Com mais de 200 participantes, o evento trouxe uma diversidade de projetos desenvolvidos por estudantes locais, abordando temas como a cadeia produtiva da piaçava-da-bahia, plantas medicinais, saberes tradicionais, biomas brasileiros e culinária regional. Eleildes do Rosário, ao falar sobre o sucesso do evento, destacou seu impacto na valorização da identidade cultural e dos saberes ancestrais, ressaltando a importância de transmitir essas tradições para as novas gerações. O professor Joseildo Silva também celebrou o entusiasmo dos alunos, que tiveram a oportunidade de resgatar e valorizar suas próprias raízes culturais.

Com informações da Uesc

Compartilhe no WhatsApp

Rota abre vagas de emprego em Itabuna e Ilhéus

Previous article

Polícia de Itabuna desarticula ponto de tráfico no Alto do Cuscuz

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *