A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, vai promover uma campanha de conscientização para marcar o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, celebrado em 17 de maio. A ação acontecerá no dia 16 de maio, com atividades organizadas pelos colegiados dos cursos de Medicina e Biomedicina. Equipes formadas por professores e estudantes farão aferição de pressão arterial e exames de glicemia em membros da comunidade acadêmica como medida preventiva.
Segundo a UESC, a iniciativa tem como objetivo alertar para os riscos da hipertensão arterial, uma condição crônica que afeta a pressão do sangue nas artérias e é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. O médico e professor Nelson Dinamarco, vice-coordenador do colegiado de Medicina da Uesc e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), reforça a importância do acompanhamento regular da pressão arterial para evitar complicações de saúde a longo prazo.
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cerca de 90% dos casos de hipertensão têm origem genética, mas fatores como sedentarismo, estresse, consumo excessivo de sal, álcool, fumo, obesidade e colesterol alto também contribuem para o aumento da pressão arterial. A campanha reforça a necessidade de mudanças no estilo de vida e a importância da prevenção para garantir mais qualidade de vida à população.
com informações da UESC
Compartilhe no WhatsApp
Comments