A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) marcou presença em um evento de destaque internacional, neste último fim de semana, com a participação da professora Maíra Benchimol, do Departamento de Ciências Biológicas. A Dra. Maíra representou a instituição no seminário “Enhancing biodiversity and sustainable practices”, realizado no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro.
Segundo a Uesc, o encontro contou com a presença de Sua Alteza Real, a Princesa Astrid da Bélgica, que lidera a Missão Econômica Belga no Brasil. Durante o evento, a professora apresentou a palestra “Shade-cocoa agroforests: conciliating biodiversity maintenance and socio-economic benefits”, destacando pesquisas do projeto Economia das Cabrucas, realizadas pelo Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação (Leac) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) da Uesc.
A palestra enfatizou como as agroflorestas de cacau da região sul da Bahia podem servir de modelo para práticas agrícolas sustentáveis, combinando produtividade econômica com preservação ambiental. “Foi um momento único para compartilhar experiências entre academia, empresas e ONGs brasileiras e belgas. Mostrei como as agroflorestas de cacau são um exemplo de sustentabilidade e equilíbrio entre produtividade e biodiversidade”, afirmou a pesquisadora.
Com informações da Uesc
Compartilhe no WhatsApp
Comments