Mesmo ainda sob os efeitos da pandemia, o turismo baiano pode celebrar números positivos. Dados dos índices da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-Ba), divulgados nesta quarta (15), confirmam isso.
O movimento de passageiros nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista cresceu 166%, entre abril e novembro deste ano; a ocupação hoteleira na capital aumentou 43,4%; o fluxo de passageiros e veículos na travessia ferry-boat Salvador-Itaparica teve crescimento de 109,6%; a movimentação nos pedágios das rodovias baianas subiu 16,5% e o consumo de energia elétrica das empresas de atividades turísticas aumentou 8,4%, na comparação com o igual período anterior.
“Os números mostram que o nosso planejamento tem dado certo e que estamos prontos para a escalada do turismo na Bahia, prevista pelo mercado, a partir de janeiro. Um esforço conjunto do Governo do Estado com todos os segmentos do setor”, ressaltou o secretário Maurício Bacelar, em nota.
Em termos de investimentos, a Setur-Ba afirma que elabora protocolos de biossegurança e realiza cursos de capacitação e qualificação para profissionais, empresários e gestores municipais. Há investimentos em sinalização turística, requalificação urbana e infraestrutura. A principal intervenção é na Baía de Todos-os-Santos, com obras para o turismo náutico e cultural e investimento de 70 milhões de dólares.
No setor elétrico, a pasta articulou ações com a Neoenergia Coelba. A empresa realiza o Plano Verão, com o investimento de R$ 145 milhões em serviços de manutenção na rede elétrica, no litoral baiano e na Chapada Diamantina.
Com informações da Setur-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments