Algo improvável, mas não impossível: um tsunami atingir a Bahia. Tudo porque o vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias (África), entrou em estado de alerta para uma possível erupção. Isso preocupa oceanógrafos no Brasil porque poderia provocar um tsunami que atingiria o Brasil, afetando principalmente a costa do Nordeste.
Mesmo considerada remota, a possibilidade é real. O Cumbre Vieja ainda está no estado de alerta 2. O terceiro é um “alerta máximo” de uma erupção iminente. Já o quarto é quando o evento já está em andamento. Um comunicado enviado pela Pevolca destaca que o processo de tremores é contínuo e pode ter uma rápida evolução a curto prazo. Tremores ainda mais fortes são esperados para as próximas horas.
Ocorrendo uma erupção explosiva, a onda de choque provocaria a formação de tsunamis que atingiriam todo o Atlântico, dos Estados Unidos ao sul do Brasil. As áreas mais atingidas seriam o Caribe, Golfo do México e Nordeste brasileiro, que experimentaria ondas de até cinco metros de altura. Um vídeo simula como seria a chegada das ondas ao litoral brasileiro. ASSISTA AQUI
Segundo o oceanógrafo Carlos Teixeira, professor da Universidade do Ceará (UFC), esse vulcão é considerado a chance mais real do Brasil ser atingido por um tsunami, “Após a erupção, as ondas chegariam ao litoral brasileiro em apenas seis horas. Por isso, a preparação para um tsunami precisa ser feita com bastante antecedência para dar tempo de evacuar toda a população. Se não, o banhista vai estar no Porto da Barra e será surpreendido pela onda gigante”, explica o professor.
Uma onda de 5 metros, por exemplo, seria capaz de alagar e destruir basicamente toda a Cidade Baixa. O Mercado Modelo ficaria quase submerso e apenas as áreas da Cidade Alta ou de morros, como Brotas, passariam ilesas.
Com informações do Correio24h
Compartilhe no WhatsApp
Comments