DestaquesPolítica

TSE cassa mandato do deputado federal Deltan Dallagnol

0

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral cassou nesta terça-feira (16) o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Os ministros do TSE entenderam que ele cometeu irregularidade ao pedir exoneração do cargo de procurador da República enquanto ainda respondia a processos disciplinares internos. Isso poderia enquadrá-lo na Lei da Ficha Limpa e impedir a candidatura para deputado.

Com a decisão do TSE, os votos que Dallagnol recebeu na eleição vão para a legenda. Caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná executar imediatamente a decisão. O deputado ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O TSE analisou recursos apresentados pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e pelo PMN, que questionavam a regularidade do registro, que é pré-requisito para um candidato disputar as eleições.

BURLAR A LEI

Para os partidos, Dallagnol deveria ser inelegível por dois motivos. Primeiro, em razão de uma condenação do Tribunal de Contas da União (TCU) por gastos com diárias e passagens de outros procuradores da Lava Jato.

E porque ele teria pedido exoneração do Ministério Público Federal enquanto pendentes 15 procedimentos administrativos no Conselho Nacional do Ministério Público, que poderiam levar a penas como aposentadoria compulsória ou demissão

Segundo os partidos, a intenção de deixar a carreira antes da abertura de procedimentos administrativos disciplinares tinha como objetivo burlar a Lei de Inelegibilidades e a Lei da Ficha Limpa.

com informações do g1

Compartilhe no WhatsApp

Petrobras anuncia redução de 21,3% no gás de cozinha, 12,6% (gasolina) e 12,8% (diesel)

Previous article

Em Ilhéus, pode soltar o verbo que a Prefeitura ouve

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *