DestaquesGeral

Todo cuidado é pouco: criminosos usam apagão global para aplicar golpes

0

As pessoas devem ficar ainda mais atentas com golpes pela internet. Isso porquê criminosos estão atuando após o apagão cibernético que afetou o mundo nesta semana. Eles estão coletando dados confidenciais de pessoas e empresas. Nos Estados Unidos (EUA), a Agência de Defesa Cibernética (CISA) alertou sobre os riscos.

Trata-se do Phishing, o roubo de dados mediante diversas formas de fazer a pessoa entregar a informação para o criminoso. Geralmente, é enviado um e-mail com link que leva para uma página falsa, contaminando o computador com um vírus que rouba dados sigilosos, como informações sobre contas bancárias ou dados sensíveis de empresas. A CISA pede que organizações e indivíduos permaneçam vigilantes, seguindo apenas instruções de fontes legítimas. E recomenda que organizações lembrem seus funcionários de evitar clicar em e-mails de phishing ou links suspeitos.

No Brasil tem sido relatados alguns casos desse tipo de crime. Os criminosos oferecem soluções tecnológicas para problemas gerados pelo apagão cibernético. Neste sábado (20), uma empresa de Brasília enviou aviso aos seus funcionários.

“A Gerência Executiva de Tecnologia da Informação informa que diferentes atores de ameaça estão aproveitando o incidente relacionado ao CrowdStrike Falcon para realizar campanhas de phishing e outras atividades maliciosas. Foram implementadas medidas para bloquear e-mails maliciosos. No entanto, alguns ainda podem escapar dos filtros”, informou.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Festival de chocolate reúne 200 expositores e movimenta até R$ 20 milhões

Previous article

Veja o perfil dos 11 milhões de eleitores baianos aptos a votarem em outubro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *