DestaquesGeral

Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda

0
Foto: Senado

Nesta segunda (31), a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) divulga a lista com o novo teto de preços dos remédios vendidos em farmácias e drogarias. A Lei nº 10.742/2003 prevê o reajuste anual dos medicamentos, o que não significa aumento automático dos preços, mas uma definição de teto permitido de reajuste. Cabe aos fornecedores (farmacêuticas, distribuidores e lojistas) fixarem os preço, respeitados o teto legal estabelecido e a concorrência.

Para definir os novos valores, a CMED considera fatores como a inflação dos últimos 12 meses, pelo IPCA, a produtividade das indústrias de medicamentos e custos não captados pela inflação, como o câmbio e tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.

A lista com os preços máximos que podem ser cobrados pelos produtos fica disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o órgão, a lei prevê um reajuste anual do teto de preços com o objetivo de proteger os consumidores de aumentos abusivos, garantir o acesso aos medicamentos e preservar o poder aquisitivo da população. Também busca compensar eventuais perdas do setor farmacêutico, devido à inflação e aos impactos nos custos de produção.

Se alguém encontrar irregularidades, poderá acionar os órgãos de defesa do consumidor, como os Procons e a plataforma consumidor.gov.br. Também pode encaminhar denúncia diretamente à CMED, por formulário disponível no site da Anvisa.

Compõem a CMED os ministérios da Saúde, Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda, e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Anvisa exerce a função de secretaria executiva, fornecendo o suporte técnico às decisões.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus tem muitas vagas de emprego do SineBahia

Previous article

Segundou para Itabuna com vagas de emprego do SineBahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *