Mesmo com a situação mais controlada, especialistas estão preocupados com a Covid-19 no Brasil. Isso porquê laboratórios particulares e farmácias no País vêm registrando aumento nos testes positivos da doença nas últimas semanas. É um indício do que epidemiologistas classificam como um “alerta” para uma nova onda de casos.
Levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) mostra que a taxa de exames positivos para a doença em laboratórios particulares passou de 3% para 17% em menos de um mês — um salto de 566%. O aumento de casos foi registrado principalmente no Sudeste e Centro-Oeste do país, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
O ITpS também registrou alta na procura por testes ao longo do mês de outubro em todo o Brasil. Já nas farmácias, os exames positivos para a doença voltaram ao patamar de dois dígitos, segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que reúne 26 redes responsáveis por cerca de 45% das vendas de medicamentos no país.
ATENÇÃO SEM DESESPERO
O epidemiologista e pesquisador da ITpS, Anderson Brito, explica que a alta de testes positivos aponta para a tendência de surgimento de uma nova onda em algumas semanas. Para o epidemiologista Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas, os aumentos registrados até agora são sinal de alerta.
“Não há motivo para desespero, pois ainda não sabemos a gravidade da onda ou se os casos provocarão muitas internações e óbitos. Mas, precisamos lembrar que a adesão às doses de reforço no Brasil tem sido baixa, o que não é uma boa notícia.” “A vacinação é o melhor caminho para o fim da pandemia e o grande desafio é lembrar a parte da população que ainda não se imunizou ou tomou as doses de reforço disso”, afirmou Hallal à BBC News Brasil.
com informações do UOL
Compartilhe no WhatsApp
Comments