DestaquesGeral

Testemunha de Jeová pode recusar transfusão de sangue? STF vai decidir

0

Por razões religiosas, as testemunhas de Jeová não realizam transfusão de sangue. Mas, uma decisão importante e sobre o tema será tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir desta semana. A Corte começou a analisar se alguém dessa religião pode recusar transfusão de sangue em tratamentos realizados pelo SUS. Os ministros também decidirão se o Estado deve custear tratamento alternativo que não utilize a transfusão de sangue.

O julgamento no STF acontece por conta de dois recursos protocolados. O primeiro envolve o caso de uma mulher que se recusou a conceder autorização para transfusão de sangue durante cirurgia cardíaca na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Com a negativa, o hospital não realizou o procedimento. No segundo caso, um homem, que também faz parte do grupo religioso, pediu que a Justiça determine ao SUS o custeio de uma cirurgia ortopédica que não realiza a transfusão, além do pagamento dos gastos com o tratamento.

Segundo a advogada Eliza Gomes Morais Akiyama, representante da mulher que recusou a transfusão, as testemunhas de Jeová passam dificuldades para manter sua saúde. “A recusa não é um capricho. Recusar transfusão de sangue está estritamente ligado ao exercício da dignidade pessoal e para viver poder em paz com ela mesma e com o Deus que ela tanta ama, Jeová. Será que essa recusa é um ato de extremismo, de fanatismo religioso ou será que o avanço da medicina e do direito tem apontado que é razoável e legitimo um paciente fazer essa escolha em razão de suas convicções religiosas?”, questionou.

Para o advogado Henderson Furst, representante da Sociedade Brasileira de Bioética, a autonomia dos pacientes deve ser respeitada pelos médicos, contudo ele apontou que há insegurança jurídica para os profissionais de saúde. “Trata-se de observar um entendimento mais amplo. Como registrar essa autonomia? Um testamento será suficiente? Preciso registrar no cartório ou não?”, questionou.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Bahia lidera exportações agrícolas no Nordeste em 2024

Previous article

Avião com 62 pessoas a bordo cai no interior de São Paulo; vídeo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *