A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) segue se destacando no Brasil. Desta vez, sua contribuição é no avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade.
Amanda Teixeira Sampaio Lopes e a sua orientadora Prof.ª Dr.ª Bianca Mendes Maciel, Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2021 da área de Medicina Veterinária do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Uesc. A honraria foi concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação.
Com o título “Monitoramento da qualidade microbiológica de produtos de origem animal através da reação em cadeia da polimerase em tempo real associada ao propídio de monoazida”, a tese traz contribuições importantes para setores da Saúde Pública no monitoramento da qualidade de alimentos destinados para o consumo humano. Foi defendida em 2020 pelo Programa em Ciência Animal, avaliado com nota 5 pela Capes.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Alexandre Alexandre Schiavetti, parabenizou as envolvidas: “Recebemos essa notícia com grande alegria e reconhecimento do trabalho e dedicação.”
PATENTE
A tese de Amanda destaca que “O consumo de alimentos contaminados é preocupante para a Saúde Pública. Avaliou-se a PMA-qPCR (um método rápido para quantificação de viabilidade microbiana em amostras de Desulfovibrio vulgaris pouco concentradas) para a detecção e quantificação simultânea de bactérias patogênicas no processamento de alimentos de origem animal.
O estudo demonstrou que a qPCR é capaz de quantificar E. coli, S. aureus e Salmonella spp. de forma rápida, sensível, específica e reprodutível em uma única reação, podendo esta técnica ser aplicada como método rápido de triagem em alimentos. A utilização do PMA associado ao qPCR mostrou-se vantajosa na diferenciação de células viáveis e não viáveis.”
Amanda explica que está pleiteando uma patente para aplicação na indústria de alimentos.
Com informações da Uesc
Compartilhe no WhatsApp
Comments