A partir desta segunda (4), e até a próxima sexta (8), a Bahia concentra as discussões mundiais sobre temas relativos à cultura. A 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20, acontece no Centro de Convenções, em Salvador. O evento tratará temas relacionados à diversidade e patrimônio cultural, inclusão social, direitos autorais, entre outros eixos temáticos.
O encontro tem apoio do Governo do Estado e ocorre simultaneamente ao Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, que terá abertura no dia 04/11, às 9h, com as presenças das ministras da Cultura, Margareth Menezes; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; do governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais.
“Estarão na Bahia as delegações e ministros de vários países, incluindo das grandes economias mundiais. Isso mostra a importância e o poder transformador da cultura na construção de sociedades mais inclusivas, na valorização da diversidade e no fortalecimento da economia global de maneira sustentável. Os temas discutidos são fundamentais para manter vivas as identidades e heranças culturais no cenário global e especialmente em nosso estado, que é sede desse momento histórico”, ressalta o governador.
Em suas redes sociais, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância do evento. “É uma oportunidade valiosa para discutirmos o papel transformador da cultura e a construção de pontes entre as nações. E essa é a primeira vez que o Brasil é sede. A Bahia, com sua riqueza cultural e ancestralidade, é o cenário perfeito para acolher este encontro histórico. Agradeço imensamente pela recepção calorosa, que reflete a energia e a hospitalidade do nosso povo”, postou.
EIXOS TEMÁTICOS E PARTICIPANTES
São quatro eixos temáticos em debate: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável e Preservação, Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória. “Esperamos que o Encontro sirva para projetar a cultura baiana, mas principalmente para sedimentar a Cultura como vetor fundamental do desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento das democracias”, afirma o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
Mais de 120 autoridades estão credenciadas, como os ministros da Cultura da Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Indonésia, Angola, África do Sul e União Africana; o vice-ministro adjunto da Rússia; o vice-ministro do Japão; o vice-ministro da Coreia do Sul; o vice-ministro da China; o vice-ministro de Portugal; e mais de 20 organizações internacionais como UNESCO e UNCTAD.
com informações da Secult-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments