DestaquesGeral

Terra da cultura, Bahia recebe cultura do mundo em reunião do G20

0
Ministra Margareth Menezes / Foto: EBC

A partir desta segunda (4),  e até a próxima sexta (8), a Bahia concentra as discussões mundiais sobre temas relativos à cultura. A 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20, acontece no Centro de Convenções, em Salvador. O evento tratará temas relacionados à diversidade e patrimônio cultural, inclusão social, direitos autorais, entre outros eixos temáticos.

O encontro tem apoio do Governo do Estado e ocorre simultaneamente ao Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, que terá abertura no dia 04/11, às 9h, com as presenças das ministras da Cultura, Margareth Menezes; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; do governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais.

“Estarão na Bahia as delegações e ministros de vários países, incluindo das grandes economias mundiais. Isso mostra a importância e o poder transformador da cultura na construção de sociedades mais inclusivas, na valorização da diversidade e no fortalecimento da economia global de maneira sustentável. Os temas discutidos são fundamentais para manter vivas as identidades e heranças culturais no cenário global e especialmente em nosso estado, que é sede desse momento histórico”, ressalta o governador.

Em suas redes sociais, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância do evento. “É uma oportunidade valiosa para discutirmos o papel transformador da cultura e a construção de pontes entre as nações. E essa é a primeira vez que o Brasil é sede. A Bahia, com sua riqueza cultural e ancestralidade, é o cenário perfeito para acolher este encontro histórico. Agradeço imensamente pela recepção calorosa, que reflete a energia e a hospitalidade do nosso povo”, postou.

EIXOS TEMÁTICOS E PARTICIPANTES

São quatro eixos temáticos em debate: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável e Preservação, Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória. “Esperamos que o Encontro sirva para projetar a cultura baiana, mas principalmente para sedimentar a Cultura como vetor fundamental do desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento das democracias”, afirma o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.

Mais de 120 autoridades estão credenciadas, como os ministros da Cultura da Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Indonésia, Angola, África do Sul e União Africana; o vice-ministro adjunto da Rússia; o vice-ministro do Japão; o vice-ministro da Coreia do Sul; o vice-ministro da China; o vice-ministro de Portugal; e mais de 20 organizações internacionais como UNESCO e UNCTAD.

com informações da Secult-BA

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus de olho nas vagas de empregos do SineBahia

Previous article

Itabuna amanhece com alerta da Defesa Civil sobre fortes chuvas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *