Termina nesta sexta (16) o prazo para os artesãos da Bahia se inscreverem e concorrer a uma vaga no Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba), que acontecerá no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, entre 14 a 17 de março. A iniciativa do Governo da Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), que vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), tem o patrocínio do Sebrae.
O evento contará com exposições, comercialização de produtos do artesanato baiano e shows de artistas como Chico César, Geraldo Azevedo, Vanessa da Mata e Baiana System. Terá ainda desfiles de moda artesanal, festival gastronômico de culinária preta do Pelourinho, manifestações culturais, shows e programação infantil.
Estão previstas rodadas de negócio e cursos de qualificação para aspirantes ao ofício de artesão durante o evento, realizadas em parceria com a Associação Fábrica Cultural, com apoio das secretarias de Cultura (Secult), Turismo (Setur) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
INSCRIÇÕES E VAGAS
Os interessados podem acessar o edital de chamamento público 001/2024 neste LINK AQUI. Depois, os profissionais do artesanato devem realizar as inscrições exclusivamente por meio do preenchimento de um formulário, seguindo as instruções AQUI São 290 vagas distribuídas entre as 20 Rotas do Artesanato da Bahia, respeitando a proporcionalidade de artesãos que possuam a Carteira Nacional de Artesã (ão) em cada área. São 20 vagas para artesãos de municípios fora da Rota, perfazendo um total de 310 vagas.
Artesãos representantes dos povos originários da Bahia e quilombolas terão 40 vagas. Outras 50 vagas são destinadas a mestres artesãos da Bahia, que estão dispensados de avaliação, mas devem informar à Setre/CFA o interesse na participação do evento.
CRITÉRIOS
Segundo a CFA, podem participar artesãos individuais e entidades representativas (associações, cooperativas e grupos de produção artesanal). Na categoria artesão individual, é exigido: candidato residir na Bahia; ser maior de 18 anos de idade; possuir inscrição no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab); e Carteira Nacional de Artesão dentro do prazo de validade.
Já as entidades representativas devem estar legalmente constituídas no estado (para associações e cooperativas) e o representante legal deve estar inscrito no Sicab. O resultado final da seleção será publicado no dia 28 de fevereiro, no Diário Oficial e na página da Setre. Todas as informações constam no edital.
com informações da Setre
Compartilhe no WhatsApp
Comments