A atuação rápida do governo Lula permitiu que o terceiro voo da FAB (Força Aérea Brasileira) trouxesse mais 217 passageiros e cinco animais de estimação vindos do Líbano. Eles desembarcaram nesta quinta (10), na Base Aérea em Guarulhos. Até o momento, são 672 brasileiros repatriados desde a intensificação do conflito no país pelas forças israelenses, que passaram a atacar alvos do grupo Hezbollah em território libanês.
Segundo a FAB, a estimativa é trazer cerca de 3 mil dos 21 mil brasileiros que estão no Líbano. Devem ser transportados aproximadamente 500 passageiros por semana, que na ida e na volta precisam fazer escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento.
Entre os 672 resgatados, cerca de 80 são estrangeiros parentes de brasileiros. Há também estrangeiros que utilizaram a aeronave brasileira, em comum acordo entre os governos do Brasil e do Líbano. Alguns são naturais de Uruguai, da Argentina e Venezuela.
O Ministério das Relações Exteriores informou que a organização dos próximos voos está sendo realizada por meio de contato entre a embaixada brasileira em Beirute e os cidadãos brasileiros e seus familiares.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments