A terceira onda de calor do ano está prevista para persistir até a próxima semana, com seu ápice entre esta quinta-feira (14) e sábado (16), conforme previsões dos meteorologistas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cinco estados brasileiros devem enfrentar temperaturas máximas de até 5°C acima da média: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Esse fenômeno meteorológico, conhecido como onda de calor, ocorre quando uma região experimenta temperaturas significativamente acima da média por vários dias consecutivos. Para ser considerada uma onda de calor, os meteorologistas estabelecem que as temperaturas precisam exceder pelo menos 5ºC acima da média por um período mínimo de cinco dias.
O Inmet, por sua vez, define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, sem a necessidade de especificar a duração do evento. Esse fenômeno é mais comum no final da primavera, próximo ao verão, mas tem sido observado com maior frequência nos últimos anos, mesmo em períodos não típicos.
Com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments