Iniciada nos dois governos do ex-presidente Lula e com as obras ampliadas pela ex-presidenta Dilma Rousseff, a transposição do Rio São Francisco tem sido usada politicamente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao inaugurar alguns trechos, faz o discurso capitalizando para reverter a baixa popularidade no Nordeste.
Mas, sem qualquer noção do que fala, o presidente falou, nesta terça (8), que há pessoas mais qualificadas do que ele para comandar o País. “Tem muita gente melhor e mais competente que eu por esse Brasil enorme”, disse durante a cerimônia de inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro, Pernambuco.
Para se aproximar do eleitor nordestino, Bolsonaro citou que sua filha Laura é neta de cearense por parte de mãe. Mas, fez apenas rápidas menções à importância da transposição para o Nordeste. E concentrou o discurso em repetidos ataques aos governos petistas, falando no financiamento de obras em Cuba e Venezuela por parte do BNDES.
O presidente fica pelo Nordeste até esta quarta (9), para inaugurar trechos da transposição em Estados governados pela esquerda: Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. O governo vê na obra, que tem forte apelo social, um possível “ponto de virada” para a popularidade de Bolsonaro no Nordeste, reduto eleitoral do ex-presidente Lula.
RESUMO DA ÓPERA – A situação atual do Brasil mostra que o presidente tem toda razão quando faz uma afirma como essa.
Com informações do Estadão
Compartilhe no WhatsApp
Comments