Pela primeira vez em 18 anos, o Facebook registrou uma queda no número de usuários ativos diários (DAUs, na sigla em inglês) no ano passado. No relatório para investidores, divulgado pela Meta nesta quarta (2), o total de DAUs caiu para 1,929 bilhão no último trimestre de 2021. Nos três meses anteriores, o número foi de 1,930 bilhão. É muita gente descurtindo a ainda principal rede social do mundo.
Após divulgação do documento, as ações caíram mais de 20% nas negociações no fechamento da bolsa de Nova York. Segundo o portal The Verge, o Facebook perdeu um milhão de usuários ativos diários apenas na América do Norte, região onde também ganha mais por meio de publicidade.
Como jusficativa, a companhia disse que foi afetada por uma combinação de fatores: mudanças de privacidade no sistema iOS, da Apple, e desafios macroeconômicos. A Meta culpou o crescimento abaixo do esperado em parte pela inflação e pelos problemas da cadeia de suprimentos, que estariam afetando os orçamentos dos anunciantes. Além disso, citou a concorrência de rivais como TikTok e YouTube.
A receita total da Meta, cuja maior parte vem de vendas de publicidade, subiu para US$ 33,67 bilhões no último trimestre. Nos três primeiros meses deste ano, porém, a empresa estimou ganhos entre US$ 27 bilhões e US$ 29 bilhões, abaixo do esperado por analistas.
Com informações de O Globo
Compartilhe no WhatsApp
Comments