O número de assaltos a bares e restaurantes durante o segundo trimestre deste ano em bairros nobres da capital é apenas continuidade do número de roubos em estabelecimentos comerciais em 2021. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, lojas, mercados, shoppings entre outros exemplos tiveram alta de 64,2% nos registros de roubo na Bahia. Foram registradas 1.795 ocorrências do tipo em 2021, contra 1093 assaltos a pontos comerciais em 2020.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança, a Bahia ainda está em décimo lugar entre os estados com mais registros de roubos em estabelecimentos comerciais. O número estadual ainda segue tendência de alta vista nos registros do Brasil. O país teve 46.661 assaltos em 2020 e 50.055 em 2021, é um crescimento de 7,2%.
Segurança
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), confirmou que houve aumento, segundo dados da entidade, houve 1.007 roubos a estabelecimentos comerciais em 2020 e 1.781 em 2021. É um aumento de 76,8%.
A fim de garantir segurança nos estabelecimentos comerciais, a Polícia Militar da Bahia desenvolveu a Operação Acauã em maio deste ano. Os bairros em foco são aqueles com maiores índices de ocorrências registradas.
O tenente-coronel Lucas Palma, do Comando Regional Atlântico, afirmou que a ação influenciou a queda de invasões a estabelecimentos. “Ao comparar com aquela frequência que estava tendo, diminuiu muito. O que era rotineiro a Operação Acauã travou. Passamos cerca de 30 dias zerados sem ocorrência. Eventualmente passou a acontecer fato esporádico, mas estamos com a mesma determinação para enxugar os crimes”, disse.
com informações do Correios24H
Compartilhe no WhatsApp
Comments