A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) comunicou nesta terça-feira (3) que a tarifa de água e esgoto em Itabuna será reajustada em 18%. A medida foi autorizada pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Itabuna (Arsepi) e entrará em vigor em breve.
De acordo com a Emasa, o reajuste solicitado inicialmente era de 23%, mas a Arsepi optou por aprovar um percentual menor. A Companhia destacou que a tarifa não sofreu alterações em 2022 e 2023, enquanto os custos operacionais subiram consideravelmente. “Nos últimos dois anos, matérias-primas essenciais para a produção de água tiveram aumentos de quase 300%”, afirmou o presidente da Emasa, Raymundo Mendes.
Entre os itens com maior impacto, Mendes citou a tarifa de energia elétrica, que subiu 75%, insumos químicos, com alta de 286%, e tubos e conexões, que tiveram aumento de 187%. Apesar disso, a Empresa afirma ter realizado investimentos importantes com recursos próprios, como a modernização das estações de captação e tratamento de água.
Com informações da Emasa
Compartilhe no WhatsApp
Comments