DestaquesGeral

SUS terá primeiro medicamento para demência associada ao Parkinson

0

O tratamento de pacientes com doença de Parkinson e demência terá o reforço do SUS com a incorporação ao sistema do medicamento rivastigmina. O Ministério da Saúde publicou a portaria nesta sexta (21). O remédio é o único com registro em bula no país para tratar essas enfermidades.

Por se mostrar eficaz para o controle dos sintomas cognitivos da doença, o tratamento tem a recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Cerca de 30% das pessoas que vivem com Parkinson desenvolvem demência por associação e, nesse caso, não havia até o momento tratamento medicamentoso disponível no SUS.

A demência causa lentidão cognitiva, déficits de atenção e memória, bem como alucinações, delírios e apatia. “Sabemos que o envelhecimento da nossa população já é uma realidade. A doença de Parkinson não tem cura e tem afetado parcela significativa de brasileiros e essas pessoas, seus familiares e cuidadores precisam contar com o SUS para terem acesso a tratamentos que propiciem uma vida melhor”, avalia Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Ita Pedro terá 405 pontos de vendas para ambulantes

Previous article

Ilhéus não terá coleta de lixo no dia de São João

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *