Uma parceria entre o governo de São Paulo e a start-up francesa Wandercraft garante ao estado exoesqueletos como o que foi usado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e que ajuda cadeirantes a andar (assista o vídeo ao final). Segundo a Secretaria de Saúde, a tecnologia já foi comprada e que deverá ser disponibilizada a pacientes do SUS ainda no mês de julho.
Foram adquiridos dois exoesqueletos para o tratamento de pacientes da rede de reabilitação Lucy Montoro. Cada um deles custou cerca de 100 mil dólares (aproximadamente R$ 500 mil). Os aparelhos serão usados para permitir que pacientes com deficiências motoras fiquem de pé e caminhem, auxiliando em sessões de fisioterapia.
Inicialmente, os exoesqueletos devem ajudar pacientes com paraplegia ou em processo de reabilitação após doenças como o AVC. A princípio, ele não será usado por uma única pessoa, como poderá ocorrer no futuro.
Os equipamentos são do modelo Atalante, um dos mais avançados entre os disponibilizados pela empresa. Ele é conhecido por permitir que a pessoa fique na vertical com uma sustentação que impede a queda mesmo durante os passos. Além disso, mantém livres as mãos de quem o utiliza e permite ao usuário que caminhe em várias direções, com comandos simples que não exigem alto conhecimento de programação para o uso.
com informações do Metrópoles
Compartilhe no WhatsApp
Comments