Itabuna vive, também, um surto de gripe e preocupa os médicos do Hospital Manoel Novaes, que viu uma corrida por atendimento. No mês atual, a média tem sido de 140 atendimentos diários, o que representa aumento de 100% na comparação com novembro. Segundo a Santa Casa, gestora do Manoel Novaes, o hospital tem recebido até pacientes de Ilhéus, mesmo após a recente inauguração do Hospital Materno-Infantil.
“Quase 40% dos pacientes que passaram por aqui em dezembro deveriam buscar atendimento no serviço básico de saúde. Por isso, houve uma sobrecarga na nossa urgência e emergência”, explica a médica Fabiane Chávez, diretora técnica do HMN. Das 140 crianças atendidas no último dia 17, por exemplo, apenas seis precisaram de internação.
A médica defende a realização de campanha para esclarecer as circunstâncias em que a ida ao hospital é realmente necessária. O diretor administrativo da Santa Casa, Wagner Alves, enviou carta à secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, solicitando auxílio da Prefeitura para lidar com o problema.
“Cada paciente que não preenche os requisitos de urgência e emergência, atrasa o socorro às crianças que realmente precisam de internação. É uma situação muito delicada, que precisamos resolver com urgência. Até pacientes que deveriam ser atendidos em outros municípios estão sendo enviados para o Novaes”, afirma Alves.
Além dos casos de gripe, no período de fim de ano, a procura por atendimento também aumenta devido ao recesso dos profissionais da rede básica de saúde dos municípios da região.
Com informações da Santa Casa
Compartilhe no WhatsApp
Comments